segunda-feira, 7 de novembro de 2016

TEC - Transferência de Embriões Congelados - Quais são as chances?? – Publicado em 22/06/2016


Oi gente!!!

Vou falar um pouco sobre o que pesquisei e sobre o que meus médicos me falaram sobre embriões congelados e embriões a fresco.

Quando estávamos ainda na fase de estimulação ovariana, no início da FIV, nós questionamos ao nosso médico: Na transferência de embriões congelados as chances de gravidez são menores???

Isso passa pela nossa cabeça... eu até brinquei com o médico: "Eu sempre prefiro comer tainha fresca do que congelada!!!" kkkkkk

Mas ele me explicou que, antigamente, se usava um método chamado "congelamento lento". Os especialistas acreditavam que assim afetariam menos o embrião. Faziam o congelamento lento no D5 ou D6, e as chances eram relativamente boas. Mas no momento do descongelamento havia uma quantidade grande de embriões que não resistiam.
Com a técnica de Vitrificação, o congelamento é rápido, praticamente instantâneo. Observaram que os embriões resistiam melhor com essa técnica e que os resultados eram muito melhores.
Não consegui encontrar números, mas pelo que meu médico disse e pelo que li em vários sites de clínicas e em estudos sobre TEC, a vitrificação revolucionou o processo de transferência de embriões, aumentando muito as taxas de sucesso.

Transferência de Embriões a Fresco (TEF) x Transferência de Embriões Congelados (TEC)

Comparação TEF x TEC
TEF
TEC
Cenário Hormonal
Normalmente os níveis de Estradiol estão altos devido à estimulação ovariana. O endométrio costuma apresentar características desfavoráveis à implantação dos embriões.
Aguardando um ou dois ciclos menstruais, o endométrio normaliza suas características, e com ajuda de medicamentos que regulam os hormônios ficam mais favoráveis à implantação dos embriões.
Chances de gravidez
38%
50%



Neste quadro eu resumi bem as diferenças entre as duas modalidades. Lembrando que quando o método de congelamento é a vitrificação, as chances são excelentes.
Outro detalhe, nos casos em que o médico não detecta nenhuma alteração hormonal que prejudique a implantação, ele pode decidir por fazer a TEF. Mas aconselho (sou só uma tentante, não sou médica nem especialista heim) a analisar direitinho e perguntar para o médico as razões dele para decidir por uma ou por outra.
Sabiam que fiquei meio chateada quando meu médico viu meu estradiol e já me disse que eu não poderia transferir naquele ciclo?! kkk Mas como diz a novela "Êta mundo bom" "tudo que acontece de ruim é pra melhorar"! Depois disso descobri que as chances com embriões congelados são maiores.
Só desanimei denovo quando no ciclo seguinte meus ovários me traíram kkkk e se encheram de cistos... mas calma, foi influência da estimulação dos ovários... logo vou poder buscar meu bebezinho congeladinho...


Espero ter ajudado. Caso tenham duvidas e perguntas fiquem a vontade. O que eu não souber pergunto pro meu médico, afinal semana que vem espero estar fazendo meu ultrassom... Rezem por mim!!

Abraços.


Nenhum comentário:

Postar um comentário