Vim aqui falar como eu preparo e congelo as papinhas do Lucas.
É muito simples e você pode adaptar do seu jeito!!! Mas vou mostrar como tenho feito aqui em casa.
Primeiro de tudo. Eu não abro mão de praticidade sempre! Como trabalho fora e tenho 2 filhos preciso sempre me organizar com antecedência. Pra manter a rotina organização é indispensável.
Eu sempre prefiro servir alimentos fresquinhos pro Lucas e pra família toda, mas sei que não conseguiria fazer isso sempre! Então opto por congelar as papinhas salgadas dele. Na hora de passear fica mais fácil manter a rotina quando se tem papinha congelada prontinha pra levar.
Sempre que cozinho a papinha ofereço ela fresquinha pra ele e congelo o resto.
Até o momento só congelei papinhas salgadas. Mas ainda vou testas as papinhas doces e volto aqui pra contar.
Pra congelar os alimentos tem algumas regras de ouro pra manter os nutrientes, consistência e sabor e também para não contaminar os alimentos. Ninguém quer que o bebê fique com dor de barriga por que comeu papinha estragada! Deus me livre!
Então aí vão algumas dicas e regrinhas para congelar as papinhas:
- Use recipientes de plástico livre de BPA ou de vidro, com tampa, devidamente lavados e esterilizados. Existem sacos plásticos ideais para freezer e formas de gelo ou cupcake que são ótimas para congelar em porções pequenas.
- Coloque no FREEZER, que é aquela parte separada da geladeira. Congelador (aquele que fica dentro da geladeira) não serve!
- Não espere esfriar para congelar.
- Cozinhe bem os alimentos, se possível orgânicos, limpos, descascados e frescos.
- Não pode descongelar a papinha e congelar novamente. Se o bebê não comeu tudo não dá pra congelar nem guardar.
- Coloque etiquetas nas papinhas com a data que você fez e o alimento que foi congelado.
Durabilidade das papinhas. Segundo esse site aqui a maioria das papinhas dura cerca de 30 dias no freezer, mas depende do tipo de alimento. Por exemplo:
Papinha de frutas ou legumes: 2 dias na geladeira / 6 meses no freezer
Papinha com carne ou ovo: 1 dia na geladeira / 1 mês no freezer
Neste site também diz que “Não existe alimento que não perca nutrientes quando congelado, mas há dicas para melhorar a conservação”.
- Chuchu, abobrinha e berinjela congelam melhor como prato pronto.
- Mandioca bem fresca pode ser congelada crua e sem casca.
- Couve-flor, brócolis, alcachofra e repolho: precisam ser bem lavados. Em seguida, deixados de molho em água com limão e sal por 30 minutos. Assim, eliminam pequenos insetos e duram mais.
- Ervas para tempero: lave, seque, pique a gosto e congele.
- Tomate: retire a casca e as sementes antes de preparar molho, suco ou purê.
UTENCÍLIOS
Tenha em mente que você pode e deve usar os utensílios de cozinha que você já tem em casa. Não precisa se desesperar e sair comprando um monte de coisas pra quando seu bebê começar a comer. Vá se virando com o que tem e aos poucos adquira utensílios para facilitar sua vida, a medida que for precisando deles. A única coisa que eu considero essencial é uma colher de silicone de preferência, mas pode ser de plástico, que seja segura para o bebê. As colherinhas de inox que usamos no dia a dia são perigosas... Esse item eu recomendo comprar já no enxoval do bebê, pois assim que nascer ele já vai precisar tomar vitamina D e outras medicações, para cólica e febre por exemplo.
Depois que ele se acostumou a comer com a colher, eu passei para a colher de plástico. A minha é parecida com essa abaixo. Comprei um kit com 2 e mandei uma para a escola. Elas tem sensibilidade térmica e a ponta muda de cor quando em contato com o calor. Uma mão na roda para saber se a papinha está quente. Mesmo assim sempre verifico a temperatura com o dorso da mão.
Em segundo lugar, acho indispensável para se ter uma vida mais prática ter uma panela de pressão. Qualquer uma. A minha é elétrica, mas a comum de inox serve. Não recomendo alumínio e nem antiaderente. Você consegue preparar uma papinha em 45 minutos, sendo que 30 são de cozimento na pressão.
Para passear é legal ter potes com tampa para levar a papinha congelada. Eu costumo levar elas congeladas dentro do pote, em uma sacola térmica com uma bolsa de gel congelada dentro.
Para amassar as papinhas tem gente que usa amassador de batatas. Eu uso o garfo mesmo. Garfos são difíceis de transportar. Então quando levo frutas para amassar na hora eu levo esse potinho que vem com amassador. Mas você pode muito bem levar um garfo de sobremesa sem problemas.
Mas afinal, COMO EU CONGELO AS PAPINHAS?
Preparo na panela de pressão, amasso em um prato limpo com um garfo e coloco tudo nessas forminhas. As papinhas de espinafre e couve ou outra folhosa que quiser usar tem de ser apertadas com a colher para compactar e ficar mais fácil de desenformar.
Coloco a papinha ainda quente nessas formas de silicone para cupcake. Coloco todas num pote grande com tampa e coloco no freezer. Normalmente no outro dia eu desenformo a papinha e coloco tudo num saco plástico próprio para freezer.
Sempre coloco no saco uma etiqueta com a data do preparo e o alimento.
Quando vou servir a papinha retiro uma porção de dentro do saco e descongelo em banho maria ou no micro-ondas.
Também costumo usar os potes da MAM que serviam pra congelar leite materno. Eles são livres de BPA e fecham bem, portanto são ótimos pra congelar papinha.
Ainda estou pesquisando um pote térmico que mantenha os alimentos quentes por pelo menos 6 horas. Estou procurando um que tenha o modelo e o preço agradáveis hehehe.
Quando comprar e depois de testar eu mostro aqui. Fico devendo uma foto das papinhas do Lucas. Aguardem!!!! Também vou testar congelar papinha de frutas e posto aqui!
Se tiverem perguntas entrem em contato pelos comentários ou e-mail fivpositiva@gmail.com
Abraços e fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário