Oi gente, tudo bem?
Aqui em casa as coisas estão muito indefinidas ainda... isso me incomoda...
Mas vamos falar das coisas boas primeiro.
Desenvolvimento
O Lucas já fica sentado quase quase quase que sozinho. Poucas vezes ele se joga pra trás, mas cair é difícil. Ele também se joga para frente para alcançar brinquedos e ás vezes cai de bruços... mas ele não fica bravo! Simplesmente continua perseguindo seu brinquedo. Depois de alguns minutos ele se irrita e começa a chorar... não gosta muito de ficar de bruços. Mas tem que praticar! Daqui a pouco estará engatinhando.
Ele está crescendo bem e ganhando peso, mais do que a média, mas ainda tudo dentro da normalidade.
Alimentação
Ele começou a introdução alimentar!!!! Sim. Começou com as frutas e verduras. Ainda não come carne nem feijão ou ovo.
Ele ainda não faz refeições completas mas come bem! Não é do tipo de criança que não gosta de comer e só quer mamar. Ele tem seus dias de fúria, mas sempre come em alguma refeição.
Por enquanto estamos com fruta pela manhã, almoço de legumes e fruta a tarde. Nenhuma obrigação de comer tudo! Afinal é só um treino para incluir os sólidos na rotina. Tenho oferecido mais água e ele continua mamando (mas mama menos) após a comidinha.
Até agora está indo super bem.
Essa parte da Introdução Alimentar vou abordar em outro post com maiores detalhes.
Sono
Ai gente! Bagunçou tudo outra vez. Não sei se é por conta da adaptação na escola ou da introdução alimentar, ou outro motivo completamente fora do meu poder de compreensão! Mas ele está acordando várias vezes a noite. Como ainda não voltei a trabalhar, estou sendo firme e observando quando realmente é fome e quando é apenas dificuldade de pegar no sono.
Nessas horas eu não nego carinho e aconchego. Coloco mesmo na cama comigo, faço carinho e ajudo ele a dormir. Quando está quase lá devolvo no berço, que é onde ele mais gosta de dormir.
É claro que muitas vezes, quando vou levar ele pro berço, ele acorda, reclama... mas na maioria das vezes ele se joga pra trás querendo ir pro berço.
Ontem conversei com o papai dele e vamos tentar novamente a estratégia de encher o tanque, como no livro da encantadora de bebês. Essa estratégia é antiga, segundo ele, e muito utilizada por pediatras mais conservadores que ainda fazer o chamado 'puerpério' que é o tratamento e adequação das rotinas do bebê, promovendo uma melhor qualidade de vida para o bebê e também para a família. Essa prática anda meio esquecida por alguns pediatras, mas nos livros esse cuidado está eternizado!
Vamos ver como as coisas caminham. Eu estou sendo bem paciente. Não quero que ele durma 12 horas direto. Não espero que ele não chore anoite. Ao mesmo tempo quero fazer de tudo para que ele tenha uma boa noite de sono e para que eu também possa descansar para trabalhar no dia seguinte.
Saúde
Este mês ele teve o seu primeiro resfriado. Levei ao pediatra que avaliou o estado dele e disse que acreditava ser apenas um resfriado mesmo. Receitou sorine e hidratação. Caso piorasse era para levar ao pronto atendimento, caso necessite fazer uma nebulização ou alguma outra medicação.
Ele começou com o nariz entupido na noite anterior ao primeiro dia dele na adaptação na escola. A tosse seca veio no dia seguinte, mas muito rara e fraca. No terceiro dia levei ao pediatra. Graças a Deus nada sério.
Hoje ele começou com diarreia! Que tristeza, a primeira dele.
Fez cocô dormindo. Primeiro eliminou aos poucos todas as fezes mais consistentes, por conta da introdução alimentar. Durante a noite eliminou o leite com bastante água na fralda. Eu troquei ele 3 vezes essa madrugada (é não teve sono pra mim hoje). Fez cocô na hora de sair pra escola, e também bastante aguada. Então o papai resolveu suspender as frutas e caprichar no leite e na sopinha ao meio dia. Também recomendamos isso para as professoras e também pedimos para oferecer mais água.
Estou de prontidão! Vim pra casa, que é bem próxima da escola, mas estou do lado do telefone. Vou passar lá pra observar como ele está, mas não vamos interromper o processo, pois semana que vem é a última de adaptação.
Caso ele continue eliminando muita água na fralda, vomite, tenha febre ou fique abatido, vamos ao pediatra.
DENTES
Existe uma vertente teórica (kkkkkk) que defende que esses sintomas (irritabilidade, sono agitado, salivação excessiva, tosse, nariz entupido ou coriza, febre, vômito e diarréia) estão ligados ao surgimento do primeiros dentes. Eu também estou levando isso em conta.
O papai acredita que os sintomas que o Lucas apresentou até agora são virais ou alimentares. Mas não vou descartar essa possibilidade, apesar de a pediatra ter examinado muito bem e não ter nenhum dente despontando.
Vamos observando também e assim que o primeiro surgir eu venho aqui contar!
Então gente. Esse mês está bem imprevisível. É lógico que nunca será previsível, mas a rotina ajuda muito. E estamos praticamente só com a rotina do sono... e mesmo essa não está surtindo efeito. Estamos meio perdidos. Também não devemos esquecer que a adaptação, tanto da escola quanto da IA é para nós pais também. Não é fácil deixar seu bebê, mesmo que seja na melhor escola da cidade, mesmo que seja por pouco tempo, mesmo que seja pro bem dele, e pro seu.
Fico me perguntando o que eu estou fazendo? Mesmo tendo bem claro o planejamento familiar que fizemos. Mesmo tendo muita certeza de que nossa vida está se encaminhando para uma rotina equilibrada (não vou trabalhar 12 horas por dia mas também não vou largar tudo para ficar em casa com ele). Estamos buscando o melhor de dois mundos, sem julgamentos nem pre conceitos.
Até isso não está determinado. Nada é fixo. Se realmente for necessário, deixo meu cargo por ele, assim como deixaria pela minha filha ou se meu marido precisasse de mim para qualquer coisa.
Enquanto as coisas não começarem a fluir, não vou ficar à vontade!
Espero voltar logo aqui para contar que a adaptação foi ótima, que já voltei ao trabalho e que nossa rotina está novamente estabelecida!
Um abraço e fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário