Oi gente!
Finalmente, felizmente e um pouco infelizmente chegou o dia de voltar ao trabalho!!!
Não me entendam mal!!!! Já vou explicar pra vocês!
Finalmente, seis meses depois de entrar em licença, estou de volta a minha rotina, que já não é a mesma, pois agora tenho mais um bebê para cuidar. Eu simplesmente amo de paixão o meu trabalho. Estudei muito, idealizei desde a universidade, me dediquei e abdiquei de muitas coisas para conquistar esse emprego público na minha área de atuação. Mas também me sacrifiquei muito, fiz tratamento, fiz repouso forçado, tomei muita medicação e aguentei muitos sintomas para finalmente ter meu filho tão esperado.
Como decidir entre uma coisa e outra? Não decida!!! Busque o equilíbrio! Eu, graças a tanto estudo e tanta dedicação e trabalho duro posso me dar ao luxo de trabalhar somente meio período. E te garanto uma coisa, vale a pena. Se você puder fazer isso também vai ver que é maravilhoso.
Se eu ficasse em casa com ele por muito mais tempo isso poderia ser até prejudicial tanto para o desenvolvimento social dele quanto para o meu psicológico. Sério gente. Cada pessoa tem seu limite e suas vivências. No meu caso, que sou uma pessoa dinâmica e apaixonada pela minha profissão, não havia como eu abdicar dessa parte de mim para completar minha família. Fiquei exclusivamente com ele o tempo que pude e me preparei para oferecer para ele não só uma distração ou uma cuidadora, mas sim estímulos e ferramentas que vão alimentar o seu desenvolvimento.
Um exemplo clássico aconteceu essa semana. Fui busca-lo na escola e ele estava com as unhas sujas de guache, mas ao mesmo tempo com um cheirinho delicioso na pele, que também estava com uma textura visivelmente mais macia. Eles haviam pintado com os dedos com a guache e em seguida tomaram um banho (estava muito calor) e fizeram a massagem Shantala (clique para ver o que é).
Ele sai todo feliz e falante (na língua dele que só tem gugu dada e babababa). Quando chega também fica agitado no colo dando gargalhadas e esticando os braços para as professoras ou querendo se jogar no tapete de borracha onde estão os brinquedos.
Na agenda dos primeiros dias via-se que ele estava em processo de adaptação.
Não comia muito, nem a mamadeira tomava inteira. Hoje, depois de mais dias frequentando a escola ele já passou a comer tudo em todas as refeições.
Pra resumir, neste momento estou me sentindo muito segura e pronta para retornar. E sinto também que ele está pronto para dar esse passo junto comigo. Todos na família se sentem preparados para essa nova experiência e temos o pensamento positivo de que tudo dará certo.
Mas isso não quer dizer que não estou com saudades!!! Estou morrendo de saudades do meu gordinho, de ficar brincando com ele, tirando fotos, dando gargalhada e fazendo arte. De dar comidinha pra ele, de sentir a respiração dele dormindo no meu colo. Mas nos planejamos para que minha única preocupação quando chegar em casa seja ele! O banho, a mamadeira, o soninho.
As tarefas da casa foram delegadas e posso me concentrar nos meus filhos.
Só tenho a mochila dele para arrumar pro outro dia e depois que ele dormir (por volta das 20 horas) é que vou me organizar para trabalhar no dia seguinte.
Espero que se você está voltando ao trabalho assim como eu, encontre a melhor maneira de recomeçar e sinta essa mesma segurança que eu.
Um abraço. Fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário