Oi gente!
Lendo posts no grupo do Face e relendo meus posts aqui no blog me dei conta de que não relatei como foi minha experiência com a histerossalpingografia. Então vou contar como foi.
Esse exame, muito resumidamente falando, serve para verificar se as trompas estão com alguma interrupção. Ou seja, se existe algo bloqueando uma ou ambas as trompas. Pra quem não sabe, os óvulos precisam percorrer as trompas para serem fecundados no endométrio. Algumas vezes a fecundação ocorre nas trompas, o que chama-se gravidez ectópica.
No exame é injetado um contraste através de uma cânula no colo do útero e com pressão adequada esse líquido percorre as trompas. O Raio X acompanha o movimento do líquido tirando várias "chapas" durante o exame. No laudo o médico fala se o líquido teve dificuldade para passar, passou depois de acrescentar pressão ou se não passou, vazou na cavidade uterina entre outros laudos.
NO MEU CASO...
Estávamos já há 2 anos tentando engravidar de forma natural, com o auxílio do meu GO. Quando esse prazo de 2 anos terminou ele me recomendou esse exame pois é dolorido e complicado de fazer.
Depois que tivemos certeza de que eu estava ovulando, através de controle por ultrassom, exames de sangue e urina (níveis de LH), começamos a pensar que talvez os óvulos não estivessem encontrando os espermatozoides por alguma interrupção ou bloqueio nas trompas.
MARCAR O EXAME
Esse foi um obstáculo grande!
Meu convênio só cobre esse exame com sedação. Uma amiga já tinha feito esse exame pelo convênio, sem sedação, e sentiu muita dor! Eu só posso imaginar! Ela teve até que viajar para fazer o exame pois ele tem que bater com o início do ciclo! É muito difícil o seu ciclo bater com a agenda do médico!
Portanto decidimos pagar, em torno de 700 reais. Consegui marcar na única clínica da cidade (moro em capital heim) que faz esse exame com sedação. E quando faltava poucos dias para o agendado... minha menstruação desceu mais cedo. Tive que remarcar. Mas como saber que dia minha menstruação vem se tenho SOP, onde os ciclos são extremamente desregulados? Quase impossível!
Então usei toda a minha simpatia possível e conversei com a atendente da clínica. Expliquei a situação e ela foi super querida e me encaixou em uma desistência. Foi coisa de Deus mesmo e deu certo.
O exame foi feito em ambiente hospitalar, com aquela roupa que agente usa nos exames ginecológicos. A maca também é igual á do ginecologista. Em cima da maca tem o aparelho de raio x que vai tirar as fotos das trompas com o contraste.
No meu caso o anestesista chegou, aplicou o medicamento na veia e... eu apaguei.
Acordei num leito de recuperação com um pouco de cólica e meio zonza, falando besteiras, segundo minha mãe, que foi minha acompanhante.
Logo veio o médico (irmão do meu vizinho ehehe) e disse o que eu já tinha lido e que me deixou com muita esperança: normalmente as mulheres que fazem esse exame engravidam cerca de 2 meses depois. Como não encontraram nenhuma interrupção nas minhas trompas fiquei muito feliz.
Como vocês que acompanham o blog devem saber... eu não engravidei naturalmente como eu queria kkkk
Mas esse exame nos ajudou a perceber que precisávamos mesmo de ajuda especializada para engravidar, como finalmente nosso ginecologista indicou!
Foi isso. Espero ter ajudado você que está prestes a fazer esse exame e pode estar com medo ou preocupada.
Abraços e fique com Deus.
Olá em qual clínica vc fez o exame com sedação?
ResponderExcluirMeu e-mail talita_anastacio@hotmail.com
Excluir