quarta-feira, 15 de agosto de 2018

LUCAS JÁ TEM 1 ANO E 4 MESES!!!!

Oi gente!!!!
Faz tempo que não escrevo.
Correrias com o trabalho.
Devo admitir que a correria com os filhos já está bem menor.
Além da rotina, a mais velha que já é uma mocinha só tem me ajudado. E o Lucas está cada vez mais independente.
Tanto que até penso em logo, daqui a uns 3 anos ter mais um bebê. Tirar meus congeladinhos do freezer e colocar no meu forninho!!!!
A rotina realmente ajuda muito. Todos os dias, tanto nós quanto ele sabemos o que há para ser feito. Tudo sai mais ou menos no mesmo horário. Nada muito engessado. Mudamos a ordem alguns dias em que temos imprevistos, mas sempre tentamos manter a rotina.

DESENVOLVIMENTO
O Lucas está com 13 quilos e 79 cm. A doutora achou que o crescimento desacelerou um pouco, mas ele ainda está bem em cima na curva.

ALIMENTAÇÃO
Ele come de tudo. Ainda rejeita alimentos em pedaços às vezes. Eu tenho misturado a papinha mole com macarrão, pedaços de legumes e feijão. Tem dias que aceita e dias que não... vamos continuar tentando.

FALA
Ele já tem um mini vocabulário.
Reparamos que ele sempre tenta repetir as palavras que falamos dizendo a primeira sílaba.
Notei que em alguns momentos ele repete a palavra com perfeição, mas só uma vez. Toda vez que ele repetiu a palavra toda e eu pedi pra ele falar outra vez ele não fala. Parece que perde o interesse pois já sabe que consegue falar.
Exemplo: Eu estava fazendo a massagem dele depois do banho, e como todos os dias eu repito enquanto massageio ele a palavra "massagem". Ele em determinado momento disse "massagem", direitinho. Mas foi só uma vez e não disse mais.
Hoje pela manha, um inseto entrou pela janela e eu disse:"Ai, um bicho!" E ele imediatamente disse: "Bicho!". Eu tentei fazer com que ele dissesse outra vez, mas não aconteceu kkkkk.
Ele está muito tagarela, mas fala numa língua incompreensível e engraçada. Tão engraçada que muitas vezes até ele mesmo ri quando fala kkkk.
Para se comunicar, ele aponta e fala as primeiras sílabas das palavras que quer usar.
Ele já consegue nos contar que bateu a cabeça no chão ou que acabou a sua bolacha ou seu pão. Que quer dormir, mamar, comer, tomar banho, receber uma massagem, colo...
Essa comunicação, mesmo que primitiva, já ajuda muito! Agora o choro não é sua única forma de comunicação. E nos alegra muito quando ele primeiro tenta pedir falando, e quando não é atendido (por não ser a hora) ele chora um pouco, tenta fazer birra mas é ignorado e logo para. Já percebemos que em algumas situações em que dizemos "não" ele entende e não se frustra. Espero que esteja no caminho certo!


RELACIONAMENTO
Ele tem feito cada vez mais amigos na escola.
No mês passado ele batia nos colegas!!! Ficamos muito preocupados e passamos a observá-lo em casa com a irmã. Passamos a conversar com ele toda vez que batia em alguém, de preferência na hora em que o tapa acontecia. Sempre olhando nos olhos dele, nós dizemos para não bater, pedir desculpas (e ele diz "pupa"). Vemos nos olhos dele que se arrependeu e que não tinha intensão de machucar, o que nos alivia muito. E também ensinamos a fazer carinho, dar um abraço ou um beijo em reparação ao tapa. Está dando certo, segundo a professora, que disse que ele praticamente parou de bater nos colegas.

DENTIÇÃO
Neste momento os molares estão nascendo.
Ele tem babado mais, coisa que nunca havia acontecido antes com ele.
Está mordendo tudo. Até a mamadeira ele para de tomar para dar umas mordidas no bico.
Ele está comendo e dormindo bem.
A imunidade está um pouco baixa. Está com tosse e acordando com os olhos colados... Pobrezinho.
Graças a Deus não teve mais diarreia nem febre por conta dos dentes. Eles estão despontando na gengiva e nascendo na posição correta.
Todos os dias, depois de comer, ele pede pra escovar os dentes e depois tomar banho.
Deixo ele brincar com a escova com um grão de arroz de pasta.
Depois de uns minutos eu digo que está na hora da mamão escovar. Escovo os dentes direitinho e já ensinei ele a cuspir.
Ele é muito esperto e gosta de tomar a inciativa de tudo! Muito proativo!


Por hoje é só!

Espero que estejam todos bem.
Se tiverem alguma dúvida que eu possa ajudar estou aqui!

Abraços e fiquem com Deus.

Um comentário:

  1. ola, eu conheci seu blog a procura de informações sobre a SOP que fui diagnosticada, sem duvida ficarei, percebi que não posta a algum tempo, espero que volte, bjss

    ResponderExcluir