Oi gente! Tudo bem?
Vamos ao meu pós parto.
Um mês depois desse evento tão esperado por todos nós me sinto pronta para relatar essa fase tão delicada para umas e tão descomplicada para outras... pra mim foi meio a meio kkkkk
No dia seguinte ao parto me senti, é claro, muito cansada. Não era sono, era cansaço físico misturado com alívio. De tempos em tempos as enfermeiras me davam comprimidos para dor, portanto não sentia dor, só cansaço e fraqueza muscular. Era difícil levantar o pescoço, caminhar etc. Mas eu podia caminhar! Levantei da cama na noite do parto pra tomar banho, fazer xixi anoite... tudo normalmente. Usava um jato de água da ducha higiênica em direção à vagina para fazer xixi, evitando que os pontos ardesse. Foram necessários poucos pontos após o parto sem episiotomia.
Dia após dia fui ficando cada vez mais forte. Quando cheguei em casa da maternidade, 3 dias após o parto, já me sentia melhor!
Só no quinto dia após o parto senti vontade de fazer número 2. E aí é que começou a parte chata. Tive hemorroidas!!! Fiquei preocupada na hora em que percebi, mas depois relaxei, lembrando que isso é normal durante o pós parto e que na maioria das vezes some após algumas semanas. O importante era cuidar bem, comendo bastante fibras, bebendo água, indo ao banheiro sempre que sentisse vontade. Nunca passar papel higiênico e lavar com água abundante é o meu segredo para fazer a hemorroida desaparecer. Até hoje lavo bem a região com medo de ela voltar kkkkk
DEPRESSÃO PÓS PARTO
Não posso dizer que tive depressão pós parto. Mas segundo minhas leituras, tive o que chamam de baby blues. que se caracteriza por um estado de tristeza que não é grave nem contínuo. Justificável pelo sentimento de solidão após o marido voltar ao trabalho, a privação de sono e a mudança drástica na rotina com a chegada do bebê. Eu me sentia triste por não ter mais tempo nem disposição pra namorar com meu marido. Tinha medo de perdê-lo para sempre, pois não me sentia próxima dele. Me sentia cansada. Tinha medo de minha vagina não voltar ao normal (kkkkkk mesmo sabendo que ia voltar ao normal sim! Esse é meu segundo parto normal!! Mas essas neuras fazem parte dessa fase de baby blues). Resumindo, eu me sentia pra baixo, feia, cansada, estressada... down...
MINHA BARRIGA
Ela não desaparece imediatamente após o parto.... aos poucos, com a amamentação ela vai diminuindo. Hoje com 50 dias após o parto, ela está bem flácida e ainda tem algum volume, como o de 3 meses de gestação... mas já diminuiu muito! Estou bem contente com a melhora.
Não tenho essas neuras de malhar, de voltar ao corpo de antes nem nada. Sei que depois que essa fase passar vou ter bastante tempo pra fazer atividades físicas e dieta para ter um corpo até melhor do que antes.
SANGRAMENTO
Continuei usando absorvente noturno. Eliminei bastante sangue. Depois de uma semana o sangramento ia e voltava, mas já podia usar absorvente normal. Com 15 dias o sangramento se resumia a um absorvente diário com pouco sangue. Com 30 dias sumiu completamente.
A VAGINA
Nos primeiros dias até o xixi ardia... mas como disse no início, usava a ducha higiênica e ficava tudo bem. Secava absorvendo com o papel higiênico e não esfregando. Não foi necessário usar nenhuma pomada nem medicamento. Os pontos sumiram com o passar dos dias e cicatrizaram muito bem!
Quando o sangramento parou eu me senti pronta para ter relações com meu marido, mas como ele ficou doente nesse mesmo período, ganhei mais uns 10 dias de cicatrização. Foi um bom negócio. Não doeu tanto quanto eu me lembrava. Fizemos tudo de maneira gentil procurando posições confortáveis. Deu tudo certo!!!!! O baby blues que já tinha diminuído sumiu. Fiquei mais confiante e me sentindo melhor, com mais certeza de que a vida um dia vai voltar ao normal kkkkkk
APETITE
Ando com uma fome de leão. Com certeza amamentar dá muita fome e muita sede. As vontade se confundem então procuro comer e beber água sempre!!!! Tomo muito chá e café descafeinado. Bastante suco natural e água. Nada de leite!!!! Pode dar cólicas no bebê!
SONO
Como falei antes, estou bem acostumada com o sono interrompido, mas vamos combinar, eu durmo! Tem mães que não conseguem dormir desse jeito, acordando de 3 em 3 horas. Não sinto sono depois que o dia amanhece. Fecho bem o quarto e consigo dormir até mais tarde quando ele dorme também. Mas depois que despertamos não durmo mais. Me esforço pra dormir o soninho da tarde com ele, mas dá impressão que fico mais quebrada... o leite volta, mas dormir não rola muito...
ENERGIA
Me sinto super bem 50 dias depois. Nós saímos de casa bastante, almoçamos fora, visitamos a vovó, fazemos compras... tudo normalmente. Mas com a companhia da minha menina mais velha tudo fica mais fácil, fico mais confiante para sair com ela junto pra me ajudar. Comecei a DIRIGIR com 10 dias após o parto.
Com 6 dias após o parto precisei ir ao otorrino, pois estava com o ouvido esquerdo tampado. Pegamos um engarrafamento monstro. Meus pontos doeram bastante e a hemorroida também, então procurei me preservar mais, ficar mais deitada e menos sentada. Tive que dirigir, mas por períodos curtos, caminhando o mínimo possível bem devagar.
EMOÇÕES
Depois do parto você pode sentir que a atenção saiu de você e foi pro bebê. Confesso que isso até me deu certo alívio de começo. Depois me peguei querendo atenção do meu marido... dos outros eu nem dava bola. Senti das mulheres a minha volta um sentimento de empatia pelo momento que eu estava passando. Amigas e parentes me ajudaram de várias formas, seja cuidando dele por algumas horas ou apenas mandando mensagens de ânimo e coragem pelo celular.
Desta vez, imediatamente ao nascer, senti que o Lucas já fazia parte do meu coração a muito tempo. Com a minha filha foi tudo novo, inesperado mas cheio de emoção também. Mas desta vez foi diferente... eu sabia que ia conhecer uma das pessoas mais importantes da minha vida. Sabia o que aquele momento significava e que jamais esqueceria nenhum detalhe daquilo tudo.
Sabia que dali em diante aquele momento marcaria nossas histórias e que nos unia para todo o sempre. A gratidão à Deus é enorme, sem medida, sem explicação. Ver como ele é perfeito e lindo é inacreditável... com Deus é bom gente!!! Sem explicação mesmo!
Bom, espero que tenham gostado.
Se faltou alguma coisa ou se quiserem que eu explique melhor alguma coisa fiquem a vontade nos comentários!!
Obrigada, abraços e fiquem com Deus.
Nenhum comentário:
Postar um comentário